O conceito de Produtividade

 1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as. 

A produtividade do trabalho distingue-se da produtividade total dos fatores derivado à produtividade do trabalho ser a produção/fator trabalho já que a produtividade total dos factores=produção/totalidade dos factores.

2. Como podemos melhorar a produtividade?
Podemos melhorar a produtividade em varias formas, mas uma das formas mais eficiente é aumentar a produção, aumentando também os factores de produção, mas a produção cresceria a uma taxa superior ao crescimento da produção dos factores.
3. Que factores determinam a produtividade?
Os factores que determinam a produtividade são os equipamentos modernizados que fazem a produtividade crescer devido às economias de escala do progresso tecnológico.
A organização eficiente que geralmente analisa a produtividade centra-se no fator trabalho, a sua especialização e/ou a sua formação.
Quando as empresas se tornam cada vez maiores, a resolução dos problemas de gestão e coordenação agravam-se provocando um decréscimo da produtividade.
 
4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
Podemos analisar que no gráfico os 5 países que tem maior produtividade, produzem quase o dobro em mais horas relativamente a Portugal. 
Os 5 países que têm maior produtividade segundo o mesmo são a Irlanda, Luxemburgo, Dinamarca e Alemanha, no entanto Portugal, Polónia, Letónia, Grécia e Bulgária têm produtividade mais baixa, no que diz respeito a media da UE.

5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (UE27=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além de Portugal e da média da UE, selecciona ainda quatro países contrastantes.
Com o gráfico podemos analisar que a Austria e a Suécia estao acima da media da UE porem apresentam algumas estagnações, por outro lado, abaixo da média da UE vemos que Portugal apesar de também ter estagnações, foram estagnações mais acentuadas, já a Estónia teve um crescimento muito rápido ultrapassando Portugal em meados de 2017. E por fim vemos a Bulgária com um decréscimo até 1997, conseguindo ter entretanto um crescimento.

6. Constrói e comenta um gráfico representando o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue (Índice 2015=100) (EuroStat help) na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia.
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas?
Podemos analisar que todos os países presentes no gráfico tiveram algumas estagnações porem com grandes crescimentos sendo a Estonia a mais desenvolvida nesse grafico seguido pela Bulgaria e pela Suécia e por fim ficando Portugal e a Austria

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.
A relação entre o salário e a produtividade marginal, é um dos fatores principais na decisão de um empresário para contratar trabalhadores, em que o objetivo do mesmo é ter a garantia que no final consegue obter uma produção maior, lucro maior e pagar salários baixos.


5.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VdyxME1BTZ4RL3i4CIuRhs29A_36F1sM/edit?usp=sharing&ouid=108729703621355109240&rtpof=true&sd=true
6.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZRzHArzpMAJWoOCz74oHQPZKva0un8dZsxl97o3-Noc/edit?usp=sharing

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Apresentação

Rendimento e Condições de Vida PT-UE (2023)

História e tipos de moeda